Últimas Notícias
Capa / Cultura / Renovação Política e Jovens Lideranças

Renovação Política e Jovens Lideranças

100156_ext_arquivo
As eleições terminaram e nas cidades que não tiveram segundo turno, como Salvador, a ressaca pós-eleição também já passou. Tivemos 984 candidatos à vereança, os 43 atuais vereadores, mais 941 novos candidatos, entre eles alguns que já foram vereadores (as), a exemplo de Léo Kret. Apesar do grande clamor público por uma renovação na Câmara Municipal de Salvador – CMS, 28 vereadores conseguiram se reeleger e tivemos apenas 15 novos vereadores eleitos, entre eles alguns que já tiveram mandato, vejamos a lista dos novos vereadores:

Atanazio Júlio (PSDB), Aleluia (DEM), Lorena Brandão (PSC), Téo Senna (PHS), Marcelle Moraes (PV), Rogéria Santos (PRB), Felipe Lucas (PMDB), Ireuda Silva (PSDB), Igor Kanário Príncipe do Gueto (PHS), Daniel Rios (PMDB), Maurício Trindade (DEM), Paulo Magalhães Júnior (PV), Hélio Ferreira (PC do B, Sidninho (PTN) e Marta Rodrigues (PT).

Segundo Mara Prado, jornalista especializada em governo e poder legislativo, a renovação na política passa pela formação de jovens lideranças, mas como ampliar e potencializar a participação da juventude nas experiências e práticas políticas, de exercício de cidadania e fomentar o surgimento dessas novas lideranças? Essa é uma discussão que precisamos fazer nos próximos quatro anos se não quisermos ver na CMS os mesmos nomes em 2020.

Acredito que a atual polarização entre direita e esquerda, PT e PSDB tem enfraquecido as discussões políticas e a formação de novas lideranças. Qualquer conversa em mesa de bar sobre política termina nessa discussão que não leva a lugar nenhum, acredito que as novas lideranças devam se preocupar mais com as questões locais, de seus bairros e cidade, exercendo sua cidadania mais em proveito da sociedade e menos em prol de um partido político.

Deixe uma resposta

Comentarios

Sobre Leandro Assis

Leandro Assis
Graduado em Licenciatura em História / Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia /Autor dos livros "Eu sou todo poema" e Inquietações / Membro da Academia de Letras do Brasil-Seccional Suíça / Idealizador do Projeto Fala Escritor / Colunista da Revista Debates Culturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*